terça-feira, 26 de julho de 2011

Feliz dia dos avós pra quem for...

Hoje é dia dos avós! Quero parabenizar todos que já são e, em especial, os meus que são: Manel, Divinha, Vovô Filho e Vanda.

No meu post passado eu falei das casas que eu morei. Uma delas foi a casa da Vovó Vanda e como eu falei pouco da casa dela no post passado, vou falar agora neste.

Casa de vó todo mundo sabe como é. Pode tudo! Vovô filho e Vovó Vanda sempre levaram isso ao pé da letra, a casa deles tinha tudo e era tudo, senão, vejamos:

Zoológico

Pombos, Zuza, Zumira, macacos, jacaré, cobra, alguns diziam que tinha onça, mas eu não vi. Isso sem contar os animais domésticos: Shanaru, Meia-noite e Juma, eram alguns dos gatos. Os cachorros eram: Quengueiro (Rex), Rapa-Tacho, E.T, Tieta e outros mais. Ainda tinha um monte de gaiola com vários passarinhos.

Museu

Meu avô tinha coleção de coleções! Relógios, armas, carro, moedas, selos e cédulas, tudo espalhado pelas paredes da casa. Para onde a gente olhava tinha "história". Era legal ir na estante onde ficavam algumas moedas, na parede da garagem. Nessa estante as moedas eram separadas por ano em vidros com um pouco de gasolina dentro para conservá-las melhor. Todo mundo que lá chegava, procurava o vidro com o seu ano, abria-o, olhava as moedas daquele tempo e aproveitava o odor da gasolina (quem não gosta de um cheirinho de gasolina.. :P ). Não dá para esquecer de uma das peças mais famosas do "Museu", o "rabo de baleia" , que não era rabo, na verdade aquilo lá é a escápula da baleia, joguem no google que vocês vão ver o que é.

Jardim

Tinha um monte de árvores. O flamboyant (confesso que procurei no "google" a maneira correta da grafia desta palavra) era bem na frente da casa e tinha uma engrenagem de motor de navio fincada na sua raiz que parecia um "TIMÃO" de navio, mas não era. Nessa mesma árvore tinha uma orquídea bem bonita. A famosa siriguela também fazia parte do jardim. Azevêdo que é Azevêdo tem que comer folha de siriguela!! Lá também tinha mangueira, parreira, goiabeira, pé de jambo, grama e mato.

Hospício

Alguns loucos frequentavam o local: Eu, meu irmão, Seu Antônio, Jacaré e a rainha Maria. Nas festas de fim de ano outros frequentadores loucos apareciam em maior quantidade, mas é melhor não citar nomes, os que estão aí já representam bem. :P

Escola

Que atire a primeira pedra aquele neto de Dona Vanda que jamais teve o auxílio dela nos estudos. Mesmo sabendo que vou levar algumas "pedradas", eu só lamento dos que não tiveram essa oportunidade. Ela me ajudou a fazer um texto genial sobre um elefante que invadia o Show da Xuxa. Pena que eu não lembro dele na íntegra! :D

Restaurante

Buchada, sarrabulho, jaca mole, sopa de feijão, coca diet. Meu avô dava o maior valor a isso tudo, não sei bem se a coca diet era da sua preferência, mas que lá tinha muitas, tinha. Desse cardápio eu só lembro de ter comido a sopa de feijão, mas lá também tinha todo tipo de "porcaria" que criança gosta: amendoim da feira da prata, biscoito, salgadinhos, algodão doce, quebra queixo e por aí vai.

Parque de diversões

Lá havia uns ferros que contornavam a entrada da garagem pela lateral e por cima, como se fosse uma estrutura de uma cobertura. Era massa demais! Todo neto, e certamente algum dos filhos desse casal em questão, já se pendurou nesses ferros. Nesse "parque", o brinquedo que funcionava legal também era o "trem fantasma"! Todo mundo tinha uma história de assombração para contar, seja um macaco gigante correndo no corredor, seja um espírito deitado no sofá ou ainda um duende dormindo em um dos sapatos de ferro que faziam parte do "museu"anteriormente descrito.

Distribuidora

Diariamente mais de 100 pães eram comprados por vovô. Obviamente que nem todos os pães ficavam lá, a grande maioria ia pra casa dos filhos de Vanda e Zé Francisco. O "delivery" era feito no Chevettão azul. Nas festas juninas o vovô entupia o porta malas do seu Chevettão com todas as variedades de fogos de artifício e chegava em casa para distribuir tudo com a gurizada que ficava só na espectativa.

Pensão

A casa era grande mas só tinham 2 quartos. Essa divisão era bem estranha pois um dos quartos tinha 2 banheiros e um dos banheiros era verde, tanto o a telha, que era "transverde", quanto os azuleijos deixando o banheiro completamente VERDE. Mesmo tendo poucos quartos morava um monte de gente lá. O quarto de dois banheiros era de vovô e vovó, o outro eu não lembro de quem era oficialmente, mas alguém dormia lá. Tinha um quarto no terraço, do lado de fora de casa, e nesse quarto eu já morei! Tinha ainda uma casa lá pra trás do terreno, onde morava Tio Badú e sua famíla e, embaixo da casa dele, ainda morou Tio Fernando, que era irmão da minha avó. Ele era um velhinho simpático que mexia com eletrônicos e jogava na sena (não existia MEGA SENA ainda).

Essa casa era legal demais! Foi massa ter tido a oportunidade de aproveitá-la o suficiente para poder, pelo menos, escrever isso aqui. Como alguns já sabem, e quem não sabe pode ler aqui no Blog,eu tenho uma certa sorte em promoções. Mas se eu ganhasse na mega sena a primeira coisa que eu faria era comprar essa casa para restaurá-la identicamente como ela está nas minhas lembranças, excluindo os bichos enjaulados! :D

----------------------------------------------------

Aproveito para dedicar esse Post para o pai de dois grandes AMIGOS meus: Júlio e Pyerre que infelizmente nos deixou semana passada. Seu Heitor teve a sorte de ser avô e aproveitou ao máximo seus 3 netos. Conheci Seu Heitor em 1994, ele me ensinou que "Graça", quando perguntado: "Qual a sua graça?", significa: Qual o seu nome. Ele me ensinou também que "O Brasil vai lançar foguete, assim como Cuba também vai lançar..." :D Tenho certeza de que onde quer que ele esteja e quem quer que esteja ao seu lado estará sorrindo.

5 comentários:

  1. sensacional, me deixou nostálgico pra kct :~

    acredita que eu não lembrava do quarto verde? :OO minha memória anda apagando um monte de detalhes das coisas, é sempre bom lembrar assim :D

    ah, vc esqueceu de Fubica qd citou os cachorros! é o que eu mais lembro pq eu e Zé uma vez soltamos ela (nao sei se tu tbm tava no meio) a contragosto do pessoal lá ahuaehuea

    o/

    ResponderExcluir
  2. Velha Fubica... Já sabendo que eu ia esquecer, coloquei: "e outros mais" ... :D

    ResponderExcluir
  3. + Jogar seriguelas nos carros
    + Quando todos os primos iam dormir no quarto de vovó, e contar histórias de terror antes de dormir
    + A engrenagem vermelha presa numa arvore, que parece coisa de Lost

    Deve ter tanta coisa mais, mas minha memória ta meio fraca hoje...

    ResponderExcluir
  4. Ow inveja dessa tua memória, Fael :P

    ResponderExcluir
  5. Nossa, curti tudo isso e muito mais (claro sou filha, tenho mais tempo de estrada...rs)os sapatos de ferro ficaram comigo. E sim, tinha onça, e mais coruja, porco espinho, capivara(que descascava a banana debaixo dàgua pra comer), gato do mato, enguia elétrica, vaca, o gato meia-noite, etc etc. Belo texto, adorei, continue mandando ver. Beijo da tia.

    ResponderExcluir